Com informações de Rota da Fruticultura
Em uma porção de terra com perímetro similar ao Estado de Santa Catarina ou de Pernambuco, a RIDE-DF tem um potencial gigantesco para se tornar a próxima região líder em produção de frutas no Brasil. Graças ao projeto Rota da Fruticultura da RIDE-DF, que visa integrar e conectar produtores com cooperativas e ações governamentais, a região tem registrado várias experiências inovadoras nos pomares.
A Rota das Frutas RIDE-DF faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR), e tem como missão impulsionar a agricultura familiar, fortalecer a cadeia produtiva das frutas e consolidar o Distrito Federal e seu entorno como uma referência nacional em fruticultura de qualidade.
Desde o seu lançamento, a Rota DF já promoveu avanços importantes: mobilizou produtores, organizou eventos de integração em diversas cidades da RIDE-DF e promoveu intercâmbios com polos produtivos nacionais e internacionais. Essas ações estruturaram a base para uma cadeia organizada, inovadora e competitiva.Fonte: Rota da Fruticultura
Entre várias ações, está a de integração, talvez uma das mais importantes, pois permite que produtores e distribuidores trabalhem juntos para permitir a integração do consumo na região, ao mesmo passo que exporta o excedente para outros mercados consumidores ao redor do mundo.
No início do mês, entre os dias 04 e 06 de fevereiro, a Rota da Fruticultura da RIDE-DF participou, por meio de estande, do evento “Fruit Logistica” em Berlim, Alemanha. No evento foi possível manter contato com os principais operadores internacionais do mercado de frutas visando justamente a exportação da produção brasileira.
