Vinte dias após ter a ordem de serviço assinada pelo prefeito de Unaí, Thiago Martins, a Sistemma Serviços Urbanos, empresa vencedora da licitação para cuidar da limpeza urbana de Unaí, do aterro controlado e da coleta seletiva, sofre com críticas da população desde a redução dos dias de coleta em parte da cidade como a ausência do cumprimento de determinados calendários.
A licitação, que chegou a ter suspensão do TCE-MG em e que após adequação, foi homologada com o valor de mais de R$ 37 milhões, compreende vários serviços: capina e varrição de ruas, calçadas e sarjetas, coleta de lixo urbano, coleta seletiva, ações de educação ambiental, limpeza de praças, bem como serviços esporádicos de limpeza que demandem maior atenção que o normal (por exemplo, quando há algum evento na Praça da Prefeitura ou no Parque de Exposições e a limpeza dos arredores precisa ser intensificada).

Embora o contrato seja mais amplo que com a empresa anterior e contemple serviços que antes eram feitos por duas empresas e até mesmo com mão de obra da própria prefeitura, o termo de referência da licitação reduziu a frequência da coleta de lixo em diversos pontos da cidade, além de alterar o horário previsto de varrição (antes, acontecia durante a noite e madrugada, quando a quantidade de carros nas ruas era menor).

Sem uma comunicação clara com a população, a Prefeitura e a empresa contratada vêm sendo alvo de críticas tanto nas mídias sociais quanto na rua. Comerciantes e moradores têm compartilhado angústia com o lixo que às vezes fica durante dois ou mais dias sem o caminhão pegar, mesmo em lugares em que a coleta estava prevista para ser diária. E onde a coleta era diária e agora passou a ser três vezes na semana, muitos moradores desavisados colocam o lixo para fora, permitindo que os cães e cavalos nas ruas façam a festa. O resultado são calçadas fétidas por causa do lixo e sujas por causa do mato – já que a capina ainda não teve tempo de alcançar toda a cidade. O assunto chegou à Câmara Municipal que já realizou reunião em 18 de setembro para avaliar o caso.