Da Agência Cora Coralina, com adaptações
A rede estadual de Educação em Goiás recebeu quatro prêmios e foi reconhecida como a melhor do país no ensino médio, durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada em 12/08, em Brasília.
O Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, situado em Formosa, ficou entre as escolas de melhores resultados do ensino médio da região Centro-Oeste. Já o município de Goianésia teve o melhor resultado na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sete municípios goianos também conquistaram importantes premiações, dentre eles Goianésia, situada na RIDE-DF:
- Damolândia (Educação Infantil – Maior Taxa de Cobertura em Creche – Municípios);
- Goianésia (Alfabetização – Melhor Resultado por Escolas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Escolas);
- Santa Bárbara de Goiás (Alfabetização – Melhor Resultado por Municípios);
- Santa Rita do Novo Destino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios);
- Rio Verde (Anos Finais do Ensino Fundamental – Melhores Resultados Escolas Municipais e Municípios);
- Goiandira (Educação em Tempo Integral – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios);
- Itumbiara (Educação em Tempo Integral – Educação Infantil – Municípios).
Dois estudantes goianos — Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos — foram premiados pelas melhores redações do Enem na região.
Criado pelo Ministério da Educação em 2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira tem como objetivo reconhecer ações exitosas de redes e escolas públicas em todo o país, estimulando a melhoria da qualidade do ensino, a permanência dos alunos e a promoção da equidade e inclusão. O prêmio é composto por troféu e R$ 500 mil em recursos.
Em fevereiro deste ano, Goiás foi agraciado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização pelas ações implementadas a partir do programa AlfaMais Goiás, executado desde 2021 por meio do regime de cooperação entre o Estado e os 246 municípios goianos.